Os Segredos de Jin-Shei – Livro

Photobucket

Pra não dizerem que só fico grudado no pc o dia inteiro, também leio. XD~

Bom, esse livro faz alguns dias que acabei de ler e gostei bastante. A autora não é asiática mas a história, apesar de acontecer em um mundo criado pela autora, bebe de fontes chinesas até saciar-se. A base de toda a história do livro é a linguagem secreta das mulheres; uma linguagem que foi passada de mãe a filha na China, e que pouca gente conhece que tal língua existe.
Nushu é o nome da linguagem secreta das mulheres chinesas(em determinada região) e a autora a rebatizou para sua obra como jin-ashu.

Quer saber um pouco mais sobre essa linguagem e o livro?

Nota Histórica
O Processo de um livro

…”Nushu, a linguagem secreta escrita que passou de mães a filhas durante mais de quinhentos anos.
A última mulher que o aprendeu nos joelhos de sua mãe agora tem noventa anos e está morrendo. Quando
tenha ido, a linguagem passará à história e ao laboratório.
Mas enquanto vivia nos corações e nas mentes das mulheres chinesas, o nushu era algo extraordinário. Possibilitou que estas, que tinham pouca ou nenhum educação, pudessem ser alfabetizadas e deixassem constância de acontecimentos e emoções que os olhos de nenhum homem poderiam profanar.”
…”Um estudo da linguagem nushu falava das suas origens em uma região da China abençoada com solos férteis e colheitas abundantes.
A agricultura era o território dos homens, que deixavam às mulheres de zonas livres para concentrar-se em artes mais delicadas: tecer, bordado e poesia. As mulheres podiam se reunir nas casas das demais e trabalhar juntas nestas tarefas. Através do vínculo que compartilhavam da linguagem secreta, era um costume popular entre as jovens observar algo que chamavam Jiebai Zhimei, uma irmandade sob juramento, um compromisso de coração e espírito entre mulheres que não eram do mesmo sangue. As irmãs do Jiebai Zhiemei escreviam umas as outras contando suas alegrias e suas penas quando o casamento as separava. Essa mesma irmandade no livro a chamei de “jin-shei“.”

Esse é um pequeno trecho tirado das páginas finais do livro onde a autora explica o processo de criação da sua obra e suas pesquisas para começar a escrever.
Mas o “jin-ashu” e o “jin-shei” é apenas o cenário de fundo para contar a vida de 8 mulheres, desde sua infância até sua velhice, onde vários acontecimentos importantes passam no reino de Syai, e o importante vínculo do jin-shei que as une para sempre.

Sinopse do livro(versão espanhola)
Jin-shei, duas palavras que unirão irremediavelmente o destino de oito mulheres. Um juramento que as fará formar parte de uma tradição tão antiga como a terra pela que caminham: o mítico reino de Syai.

Em um época remota e em uma sociedade que negava às mulheres o acesso ao conhecimento e ao mundo dos homens, estas criarão o jin-ashu: uma linguagem própria e secreta que será transmitida de mães a filhas e com o que expressarão seus mais íntimos anseios, assim como seus costumes e preocupações, além de tornar o código de uma irmandade onde as mulheres juraram proteger umas as outras, chegando a ser muito mais que irmãs de sangue.

A pequena Tai, filha de uma humilde costureira, acaba de viver um dos acontecimentos mais desgarradores da sua curta existência; seu mundo, tudo o que havia conhecido e amado até esse momento, se partiu em pedaços…
Esse será o começo de um círculo jin-shei que mudará sua vida e as das outras sete mulheres que formarão parte dele: uma curandeira, uma sábia, uma rebelde, uma alquimista, uma nômade, uma guerreira e até mesmo a Imperatriz. De direferentes linhagens e condições, verão seus destinos cruzados em uma sociedade classista e hierarquizada que tirará delas suas forças e fraquezas, seus medos, desejos e sonhos. Juntas empreenderão uma viagem sem retorno no que descobrirão que o juramento jin-shei tem um fio duplo… e dependendo em que mãos está, se torna muito perigoso, e até pode acabar com todo um império.

Alma Alexander(a autora) nos transportará nesta épica história a um mundo mágico e legendário, transbordante de cores e sabores exóticos, no que descobriremos o verdadeiro sentido
da amizade.

Nesse livro vocês vão encontrar de tudo; fantasia, amor, traições, drama, ação e o principal, uma forte amizade entre as personagens, onde farão de tudo para ajudar suas companheiras.
Um livro muito recomendado.

Não sabia que havia sua versão brasileira e procurando encontrei. ^^

Mais detalhes: http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=3896

http://www.criticaliteraria.com/9722908081

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: